quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fotos do 3º dia

Buenas, pessoal!
Essas são algumas fotos do 3º dia de pedalada pelo litoral do Rio Grande do Sul, em mais uma maluquice minha e do meu filho Paulo Augusto.

A primeira das quatro baleias mortas que encontramos pelo caminho. Da espécie cachalote, devia ter morrido a poucos dias, pois mal havia começado sua decomposição. Ficamos muito impressionados com seu tamanho e a distância que estava da praia - mais de 50 metros. É inimaginável a força das marés em litorais abertos como o nosso, capazes de jogar um animal dessa envergadura tão para fora do mar...
Outras carcaças foram encontradas nos dias seguintes, mas essa sem dúvida foi a mais impactante.
Interessante foi a explicação que ouvimos de um pescador: baleias maiores matam as cachalotes, afogando-as, para depois comerem apenas sua língua. Será verdade?


Outro farol muito interessante (para mim, o mais bonito de todos os que vimos) é o Farol da Solidão. Empresta seu nome - plenamente justificado: o lugar é completamente ermo!!! - a um vilarejo onde não mais de 15 famílias de pescadores sobrevivem de seu ofício. Nesta época do ano, quem povoa o lugar são veranistas de Viamão, Palmares do Sul, Mostardas, municípios do entorno. Para quem gosta de sossego, silêncio, paz, isolamento, taí uma boa opção.


Abaixo, o local que arranjamos para pernoitar. A casa (?), pertencente a um jovem casal, nos foi alugada por R$ 20,00. Os donos e seus filhos foram dormir na casa de um parente. Para eles, pernoites como o nosso garantem uma renda extra. Já com o dinheiro na mão, a guria disse para o marido: - "Ó, já tenho o dinheiro para arrumar o cabelo semana que vem". Só se for em Mostardas, porque na Solidão não deve ter instituto de beleza.


O Farol funcionando!


Bait'abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário