terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fotos do 6º dia

Buenas, amigos.
No 6º dia de pedalada, completamos 400 km nessa percorrida muito peculiar: andar de bicicleta pelas areias do litoral gaúcho.

As fotos que seguem são do trecho entre Bojuru (já em São José do Norte) e a localidade de Estreito, de volta à praia.

Esse é o acesso (acesso?) da BR-101 até a beira da praia. Um trecho de 6 km, intransitável, ainda mais depois da chuvarada que caiu no dia anterior. O Augusto e eu empurramos as bicicletas todo o tempo.


Em meio a tantas espécies de aves que povoam nosso litoral, destacam-se as gaivotas. Flagrei o Augusto com um filhote nas mãos. Era tão novinha que mal se sustentava nas patas, pra alegria do piá, que conseguiu capturá-la para o "close". Ecologista consciente, logo depois a soltou, e torceu para que nenhum gavião desse um rasante e a levasse para alimentar a prole.



Uma visão inesperada! Um farol foi construído sobre a areia da praia. Que patetice! É óbvio que, passados alguns anos, o mar retomaria o espaço que era seu, engolindo a base de sustentação do prédio, que tombou para dentro d'água. Não conseguiram recuperá-lo e acabaram construindo um novo, agora bem longe da areia, já sobre as dunas.



Bait'abraço!

2 comentários:

  1. Mas que beleza de viagem, hein? Olha só, pelo que sei o farol caído tinha sido construído longe da água, mas o nosso litoral é dinâmico... alguns trechos ganham areia, outros perdem... Parabéns pelas postagens, estou recordando da caminhada pelos pagos! Abração!

    ResponderExcluir
  2. E daí, Leonardo?
    Pois é, essa história do Farol é muito interessante. Me disseram (pescadores) que ele havia sido construído numa espécie de aterro, e inclusive uma casa também fôra construída atrás do farol, sobre pilastras (que ainda estão lá). Mas o mar... ah, o mar... se encarregou de pegar de volta a faixa de areia que lhe pertencia.
    Que coisa, né?
    Bait'abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir